Open top menu
6 de maio de 2013


Texto: 2Rs 6. 1-7.

Introdução: Os expositores da Bíblia dizem que a escola de profetas foi fundada a partir do ministério profético de Samuel localizada em Ramá, 1Sm 10. 5, 10; 19. 20.

O OBJETIVO DAS ESCOLAS DE PROFETAS ERAM:

1° Transmissão dos valores.

a) Moral, caráter para profetizar segundo Deus.
Caráter segundo o dicionário da língua portuguesa é: marca, sinal, especialidade, qualidade, conjunto de traços particulares, índole, natureza, temperamento.
O profeta não podia profetizar segundo a sua vontade e querer ele tinha que ter responsabilidade com a querer de Deus para o povo, ele não poderia se vender como fez Balaão, Nm 22. 6, 7.

b) Espiritual, sensibilidade com Deus, 2Sm 12. 1-15; 2Rs 5. 20-27.

2° Ensinamentos das Leis de Deus.

Toda e qualquer profecia deve ser pautada segundo a palavra de Deus, nessas escolas os filhos doa profetas ou discípulos tinham que estudar inesgotavelmente as Escrituras nesse caso as Leis do decálogo.

AS ESCOLAS DE PROFETAS ERA:

1° Organização

a) Líder

Toda organização que se preza precisa de um líder, alguém que esteja na frente para responder por algo, que tenha responsabilidade sobre a instituição. Aqui observamos em 1Sm 10. 20 que Samuel era o responsável pela escola de profeta em Ramá.

b) Liderados

O texto sagrado em 2Rs 4. 1. deixa bem claro que existia um grupo de liderados, veja que o texto fala de uma mulher dos filhos dos profetas e a mesma qualifica seu marido como servo de Elizeu temente ao senhor. concluímos então se existia um líder consequentemente se faz necessário haver liderados.

c) Localidade

O texto que temos de inicio de nossa mensagem fala da preocupação do espaço onde funcionava na época de Eliseu a escola de profetas, observamos que um dos liderados daquela instituição teve uma grande e louvável iniciativa em querer  aumentar o espaço físico da instituição, 2Rs 6. 1, 2. isso era muito importante para o aprendizado.

2° Organismo

A partir desse ponto as escola de profetas passa a ter uma forma de funcionamento espiritual, seus ensinamentos serviam para estruturas espiritual dos profetas. Existia momentos de reflexão e oração a adoração voltadas a Deus.
O profeta é a voz de Deus para o povo, a Bíblia diz que não havendo profecia o povo se corrompe,1Sm 3. 1; Pv 29. 18.

O ENSINO QUE SE FAZIA NECESSARIO

Um dos portos importantíssimo pra os profetas era definir os quatros tipos de profecia veja:

1° Profecia direta de Deus, Gn 12. 1-3, 7; 13. 14-17.

Observe que diz o texto que disse o Senhor apareceu a Abraão, Deus não usou ninguém pra falar com o patriarca, Ele mesmo falou aparecendo para o mesmo.

2° Profecia condicional, Jr 18. 7, 8.

Deus pode mudar em conformidade a aceitação de nossa realidade concernente a profecia.

3° Profecia aprovada por Deus, 1Rs 17. 1.

O profeta Elias foi bem ousado em dizer segundo a minha palavra, fica claro que Deus apenas aprovou a palavra dita pelo profeta.

4° profecia incondicional, 1Sm 15. 27-31.

Essa não muda a vontade imperativa de Deus, não há sacrifício ou oração que possa mudar esse tipo de profecia.
Todas essas emanam do vontade e soberania de Deus.

Ensino através do exemplo.

Eliseu foi um exemplo de vida, era observado constantemente.
Exemplo é aquilo que pode servir de modelo, esse ensinamento era importante porque o profeta era uma figura publica, veja 2Rs 4. 8-11. Em Hebreus 12. 1 deixa claro que estamos rodeados de uma nuvem de testemunhas. vamos classifica-las veja:

a) Testemunha do Céu. (Deus), Jó 1. 8.

b) Testemunha da Terra (os homens), Lc. 17. 1; 2Co 6. 4.

c) Testemunha do Inferno (o Diabo e seus anjos), 1Pe 5. 8.

Antes de ser profeta se faz necessário entender que há um chamado a liderança. Recomenda-se a todo líder que sua vida seja pautada segundo as Leis de Deus, Js 1. 7, 8; 2Tm 1. 5; 3. 15.
                                                                                           
                                                                                             
                                                                                             Samuel Benedito da Silva

0 comentários