Open top menu
2 de dezembro de 2013

Homilética hermenêutica e EXEGESE :
Introdução : A hermenêutica e a Exegese são duas disciplinas fundamentais para a homilética .

1. A hermenêutica é a ciência da interpretação textual , grego hermenêutica : Significa interpretação .
2 A exegese é a arte de EXPOR uma idéia .
a) A finalidade da exegese é dispor os elementos , a serem expostos , de maneira clara , lógica , seqüencial , progressiva e estética , de sorte a formar um conjunto convincente . Vamos aprofundar em HOMILÉTICA :
 b) O termo homilética : Deriva do substantivo grego “ homília “ , que significa literalmente ( ASSOCIAÇÃO ) , ( COMPANHIA ) ,e do verbo homíléo , que significa FALAR , CONVERSAR , I COR 15 : 33 , As más conversações corrompem os bons costumes .
c) O termo HOMILÉTICA , recebeu no século XVII E XVIII , RECEBERAM nomes gregos , como por exemplo , dogmática , apologética e hermenêutica :

1. Keríctica , derivado de Kéryx , que significa ( ARAUTO ) .
2. Haliêutica , derivado de halieos , que significa ( PESCADOR ) .
NOTA ; O termo ( homilética ) firmou-se e foi mundialmente aceito para referir-se à disciplina teológica que estuda a ciência , a arte e a técnica de analisar , estruturar e entregar a MENSAGEM do evangelho .
NOTA : É uma falta de muitos pregadores que não estão usando a homilética .

d) HOMILÉTICA :
1. Homilos , que significa ( multidão) , ( turma ) , ( assembléia do povo Conf .Atos 18 : 17 ) ;
2. Homilia , que significa ( associação ) , ( companhia ) , Conf . I Cor 15 : 33 ,
3. Homileó , que significa ( falar ) , conversar , Lucas 24 ; 14 ; Atos 20 : 11 ; 24 : 26 .

A RELAÇÃO ENTRE A HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS :

Como disciplina teológica , a homilética pertence à teologia prática . As disciplinas que mais se aproximam da homilética são a hermenêutica e a exegese . Enquanto a hermenêutica é a ciência , arte de interpretar corretamente a palavra de Deus , e a exegese a ciência , arte de expor a idéia bíblicas , a homilética é a arte de comunicar o evangelho . A hermenêutica interpreta um texto bíblico à luz de seu contexto ; a exegese expõe um texto bíblico à luz da teologia bíblica ; e a homilética comunica um texto bíblico à luz da pregação bíblica .

A homilética depende amplamente da hermenêutica e da exegese . Uma homilética sem hermenêutica bíblica é trombeta de som incerto ( I Cor 14 : 8 ) e uma homilética sem exegese bíblica é a mera comunicação de uma mensagem humanista e morta .

= A HOMILÉTICA deve valer-se dos recursos da retórica ( assim como da eloquência ) , utilizar os meios e métodos da comunicação moderna e aplicar a avançada ESTILÍSTICA .
Não se pode ignorar o perigo de substituir a pregação do evangelho pelas disciplinas seculares e de adaptar a pregação do evangelho às demandas do sectarismo . Pois as Escrituras Sagradas são a fonte primária , a revelação vertical , o fundamento básico de toda a HOMILÉTICA Evangélica . Por isso , o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios “ Eu , irmãos , quando fui : Ter convosco , anunciando-vos o testemunho de Deus , não fiz com ostentação de linguagem , ou de sabedoria . Porque decidi nada saber entre vós , senão a Jesus Cristo , e este crucificado .
E foi em fraqueza , temor e grande tremor que eu estive entre vós . A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria , mas em demonstração do Espírito e de poder , para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana ; e sim , no poder de Deus “ ( I Cor 2 : 1-5 ) .

III- OS PROBLEMAS DA HOMILÉTICA :
A) A palavra de Deus afirma “ a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo “ ( Rom 10 : 17 ) .
1. O problema não está na palavra em si , Porque “A palavra de Deus é viva e eficaz , e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes , e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito , juntas e medulas , e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração “ ( Heb 4 : 12 ) .
2. Como é possível , então , que surjam dificuldades quando esta palavra é proclamada ?
a) O problema não está na palavra de Deus ,
Mas em sua proclamação , quando feita POR PREGADORES QUE NÃO ADMITEM SUAS IMPERFEIÇÕES HOMILÉTICAS PESSOAIS ! atualmente , as dificuldades mais comuns da pregação Bíblica encontram-se nas seguintes áreas :

= FALTA DE PREPARO ADEQUADO DO PREGADOR : Na maioria das vezes , a pregação pobre tem sua raiz na falta de ESTUDO DO ORADOR . Muitos julgam Ter condições de preparar uma mensagem Bíblica em menos de seis horas , sem árduo trabalho EXEGÉTICO e Estilístico . Pensam que basta Ter um esboço de três ou quatro pontos para edificar a igreja , ou acham suficiente manipular as quatro leis espirituais para levar um indivíduo perdido à obediência a Cristo .

= FALTA DE UNIDADE CORPORAL NA PRÉDICA : Os ouvintes do sermão dominical perdem o interesse pêlo recado do pastor quando este apresenta uma mensagem que consiste numa mera junção de versículos Bíblicos às vezes até desconexos , pulando de um livro para outro , sem unidade interior , sem organização nenhuma . ( Este que vos fala era um que pensavam por usar muitos versículos , eram o suficiente . Sem conhecer a homilética ) .

= FALTA DE VIVÊNCIA REAL DO PREGADOR NA FÉ CRISTÃ : O pior que pode acontecer ao pregador do evangelho é proclamar as verdades libertadoras de Cristo e , ao mesmo tempo , levar uma vida arraigada no pecado e em total desobediência aos princípios da palavra de Deus . Por isso , Paulo escreveu : ... Esmurro ( subjugo ) o meu corpo , e o reduzo à escravidão , para que , tendo pregado a outros , não venha eu mesmo a ser desqualificado ( adókimos ) desaprovado . I Cor 9 : 27 .

NOTA : Os pregadores atuais , cometem muitas FALTAS por não conhecer , HOMILÉTICA ; Hermenêutica e Exegética .

Obs : Uma hora ele prega , 10 minutos , outra ele prega 2 horas , meia hora , uma hora . Não tem ordem .

I. O CONTEÚDO DA HOMILÉTICA :

A) Com a palavra de Deus , é-nos dado o conteúdo da pregação . Pregamos esta Palavra , e não mera palavras humanas .
Na comunicação da Palavra de Deus . lembramos-nos de que nossa pregação deve consistir nessa mesma Palavra : Se alguém fala , fale de acordo com os ORÁCULOS DE DEUS ...( I Pedro 4 : 11 ) . Ler

Este falar não é o nosso falar , sendo antes um Dom de Deus , um charisma no poder de Deus , nosso falar torna-se o falar de Deus: ,, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes , que é de Deus , acolhestes não como palavra de homens , e , sim como , em verdade é , a palavra de Deus , a qual , com efeito , está operando EFICAZMENTE em vós , os que credes ( I TESS 2 : 13 ; Conf I COR 2 : 4 ; II COR 5 : 20 ; Efes 1 : 13 . Concluímos , pois , que o CONTEÚDO DA HOMILÉTICA evangélica é a palavra de Deus . Com ela , é-nos confiado um TESOURO EM VASO DE BARRO ( II Cor 4 : 7 ) . É a nossa responsabilidade , como ministro de Cristo , e despenseiros de Deus ( I COR 4 : 1 ) , QUE ANUNCIAM ( todo conselho de Deus ) Atos 20 : 27 , Conselho ,ou propósito e desígnio ( BOULÉM ) NO GREGO .

VAMOS COMENTAR ( I Pedr 4 : 11 ) :

O PREGADOR : Tem que passar para o povo o ORÁCULO DE DEUS .
A) Se alguém fala ( laleî ) , Efes 4 : 29 ; II Cor 3 : 5 ; 4 : 2 ; Jer 14 : 14 ; 23 : 21 ; 27 : 15,16 ; 29 : 9 .
B) Oráculo de Deus , ( Palavra de Deus ) , Loguia , Rom 3 : 2 ; Atos , 7 : 38 ; Heb 5 : 12 ; Rom 11 : 4 = Aqui ( Resposta Divina ) , Grego ,crematismós no Hebraico , Heloim . Em II Sam 16 : 23 = A Palavra de Deus , Grego , lógo toû Teoû , Hebraico , bidebar raheloim .
C) FORÇA , PODER , que Deus da , concede , Efes 1 : 19 ; 6 : 10 ; II Pedr 2 : 11 ; Apoc 12 : 10
D) ‘PARA QUE EM TUDO , todas as coisas , sejam Deus Glorificados . quer comais, quer bebais fazei tudo para Gloria de Deus . I Cor 10 : 31 .
E) Se alguém serve , ou ministra : Concede , da , Verbo Presente indicativo Ativo , suprir , fornecer .
F) Por meio de , Jesus Cristo , é tudo e por meio de Jesus .
G) A quem pertence , a Gloria , e o poder ou domínio .

( VAMOS CONTINUAR AINDA EM ROMANOS 10 : 17 ) :

A importância da homilética : A igreja viva de nosso Senhor JESUS CRISTO ORIGINA-SE , VIVE E É perpetuada pela Palavra de Deus , baseada em Rom 10 : 17 . Pregar o evangelho significa despertar , confirmar , estimular , consolidar e aperfeiçoar a fé ( Efes 4 : 11 ) . Por essa razão , a prédica é a característica marcante do cristianismo .

( A NATUREZA DA HOMILÉTICA )

É a teoria da pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus CRISTO ,que relata o poder e a justiça de Deus para todo o homem que nEle crê ( Rom 1 : 16 ) poder dinamis guebura ,
O TERMO PREGAR : Vem do Latim ( praedicare , que significa ( proclamar ) . O nono testamento emprega quatro verbos para exemplificar a natureza da pregação :

1. Kerysso = Proclamar , ANUNCIAR , TORNAR conhecido ( 61 ocorrências no Novo Testamento ) . Está relacionado com o Arauto ( Keryx ) , que é comissionado pela seu Soberano...para anunciar em Alta voz alguma notícia , para assim torná-la conhecida .
a) Assim pregar o evangelho significa fazer o serviço e cumprir a missão de um Arauto . João Batista era um Arauto de Deus . Para sua atividade , os sinóticos empregam o termo ( Kerysso ) : Mat 3 : 1 ; Marc 1 : 4 ; Luc 3 : 3 ; Jesus era Arauto de seu Pai : Mat 4 : 17, 23 ; e os doze discípulos , Paulo e Timóteo , arautos de Jesus : Mat 10 : 7,27 ; Marc 16 : 15 ; Luc 24 : 47 ; Atos 10 : 42 ; Rom 10 : 8 ; I Cor 1 : 23 , 15 : 11 .
1) Um Arauto fala e age em nome do seu Senhor . O Arauto é o porta-voz
De seu mestre . É isto que dá à sua palavra legitimidade e autenticidade

2) A proclamação do arauto já é determinada . Ele deve tornar conhecidas a vontade e a palavra de seu Senhor . O não-cumprimento desta missão desclassifica-o de sua função e responsabilidade ;
3) O TEOR principal da mensagem do ARAUTO bíblico é o anúncio do reino de Deus : Mat 4 : 17-21 ; 9 : 35 ; 10 : 7 ; 24 : 14 ; Luc 8 : 1 ; 9 : 2 ; e
4) O RECEPTOR DA MENSAGEM DO ARAUTO bíblico é o mundo inteiro : Mat 24 : 14 ; 26 : 13 ;Marc 16 : 15 ; Luc 24 : 47 ; I Tim 3 : 16 .

2) Euangelizõmai , EVANGELIZAR . Quem evangeliza transmite boas novas
uma mensagem de alegria . Assim se caracteriza a natureza da prédica evangélica . O pregador do evangelho é o portador de boas novas . ( Isa 52 : 7 ; Rom 10 : 15 ; 1 : 16 ; Luc 2 : 10 ; Atos 8 : 35 ; 17 : 18 ; I Cor 15 : 1 ; Gal 1 : 16 .

3) MARTYREIN , TESTEMUNHAR , testificar , ser testemunha . O testemunho de Jesus Cristo é outra característica autêntica da prédica evangélica . Jesus convidou seus discípulos para serem Suas testemunhas do poder do Espírito Santo ( Luc 24 : 48 ; Atos 1 : 8 ) . Neste sentido , os apóstolos compreenderam e executaram seu ministério ( Atos 2 : 32 ; 3 : 15 ; 5 : 32 ; 10 :39 ; 13 : 31 ; 22 : 15 ;23 : 11 ) . A testemunha qualifica-se através da comprovação de sua experiência . Isto lhe dá credibilidade , convicção e liberdade no cumprimento de sua missão . Leia ( João 6 : 69 ; II Tim 2 : 2 ) .

4) Didaskein , ENSINAR . Encontramos este verbo 95 vezes no Novo Testamento . Seu significado é sempre ( ensinar ) ou instruir . O Novo testamento apresenta-nos Jesus como grande ( EDUCADOR ) : “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras { O SERMÃO DO MONTE } , ESTAVAM AS MULTIDÕES maravilhadas da sua doutrina ; Porque ( Ele as ensinava ) como quem tem autoridade , e não como os Escribas “ ( Mat 7 : 28,29 ) .
a) Deus nos capacita ,para ensinar , Jesus recebeu seu ensino diretamente de seu Pai ( João 7 : 16 ) . Os apóstolos também reconheceram a importância do ensino para as igrejas recém-fundadas ( Atos 2 : 42 ;5 : 28 ) .

( O ALVO DA HOMILÉTICA )

A) A mensagem tem ( três) alvos : É muito importante ver agora o ALVO DA HOMILÉTICA . qual é o alvo da mensagem evangélica ? . Podemos ficar com a mera pregação e apresentação da predica ? Quais os objetivos de tanto esforço na preparação , estruturação , meditação e , finalmente , pregação do sermão ?
B) O Objetivo da mensagem evangélica é a conversão, nutrição , comunhão , motivação e santificação para a vida cristã .

1. O ALVO PRIMÁRIO de toda e qualquer mensagem bíblica é a salvação
de pecadores perdidos ( Rom 1 : 16 ) . “Em toda pregação , Deus procura primeiramente , mediante Seu mensageiro , trazer o homem para a comunhão Consigo “ . É por meio da mensagem anunciada , ouvida e crida que os homens são salvos da perdição , da escravidão do pecado e da morte ( Rom 10 : 10 , 17 ; João 8 : 34-36 ) .
2. O SEGUNDO ALVO : A pregação do evangelho , porém , não se dá por satisfeita em apenas chamar à comunhão viva com o Senhor Jesus Cristo . Após a conversão , a ênfase deve estar sobre ( as coisas que acompanham a salvação ( Heb 6 : 9 ) . Nutrição , motivação , doutrinamento , perfeição , edificação , consolidação , consagração e santificação devem completar a pregação . Vamos ler todos versículos ( Col 1 : 28 ;Efes 3 : 17 ; 4 : 1; I Cor 3 : 11 ; Rom 15 :2 ;I Cor 14 :3 ; Efes 2 : 21 ; I Pedr 2 : 5 ; I Cor 3 : 9 ; Atos 20 : 20 ; João 21 : 15-17 ; II Tim 4 : 2 ; Efes 4 : 14 ; Gal 1 : 11 ) . Como indivíduo , como igreja , precisamos serem doutrinados .


3. O TERCEIRO ALVO : É ação diaconal de cada membro do corpo de Jesus Cristo ( Efes 4 : 11 ; I Tess1 : 9 ; Tito 3 ; 8 ) . Faz parte da mensagem neotestamentária que o cristão envolva-se no serviço de Deus ( I Cor 9 : 13 ; II Cor5 : 15 ; Gal 2 : 20 ) . A verdadeira mensagem evangélica estimula o cristão para as diversas possibilidades ministeriais , sociais e diaconia ( Atos 20: 28 ; I Pedr 5 : 2 ; 4 : 10 ; Rom 12 : 4-8 ; Resumindo Atos 20 : 27 ) .

( ALÉM DA HOMILÉTICA , HERMENÊUTICA E EXEGESE )

a) Precisamos conhecer outros pontos importantes : A postura do pregador , a voz do pregador , a eloquência do pregador etc. .

1. O cuidado pela voz : A voz humana abarca uma larga área de sons e , por isso , devemos fazer uso dela todos os dias quando falamos . Cada pessoa deve esforçar-se POR UMA VOZ MELODIOSA E AGRADÁVEL . Tendo em mente a grande importância da voz ( na pregação ) , todos os pregadores devem aprender a treinar a sua voz para melhor apresentarem seu discurso e isso pode e deve ser feito através de uma terapia vocal .
2. A forma correta : Para que bem falamos , três coisas são necessárias para este momento :

a) Abrir bem a boca : Este conceito é tanto homiliasta como Divino .
( ABRE BEM A TUA BOCA ) Sal 81 : 10
b) Falar com muita força : Este método segue a mesma sentença do primeiro . Tanto Deus como a técnica ensinam : .. ( LEVANTAM A TUA VOZ FORTEMENTE )..Isa 40 : 9
c) Pronunciar claramente as palavras : Isto significa que cada palavra vai ser colocada no tempo e no espaço , ( Prov 25 : 11 ) , que diz : Como maçãs de ouro em salvas de prata , assim é a palavra dita a seu tempo . ( O querido irmão Felix Racy ) explica muito bem esta tese , e sempre nos ensinou até obedecer as pontuações .
( CONTEUDO BÍBLICO DE PREGAÇÃO ) :

A) DEFINIÇÃO : O QUE É EXPOSIÇÃO BÍBLICA ?
1.A comunicação de um conceito Bíblico , derivado de , e transmitido através de um estudo : Histórico e gramatical , o pregador precisa Ter experiência , e , depois , através dele , conhecer ( EXEGETICA ) .

3. EXEGESE : Duas palavras grega !!
1. Dianoígo –
a) Veja Marcos 7 : 34,35 , Anoigo Aoristo Passivo
b) Veja ainda Lucas 2 : 23 , Dianoígo , Particípio Presente .
2. Ektithemi - Tithemi –
a) Veja Atos 7 : 21 -Ektithemi , Part Aor Passivo .
b) Veja ainda Atos 11 : 4 -Verbo Indicativo Imperfeito Médio . Eketithemi .
3 CONTINUANDO AINDA DUAS PALAVRAS GREGA :
A ) Abre os olhos Luc 24 : 31 , 45 = Dianoígo .
V , 31 : Verbo Indicativo Aoristo Passivo .
V , 45 : Verbo Ind Aoristo Ativo , a mesma palavra se repete em Atos 16 : 14 e Luc 24 : 32 , arde o coração , Atos 17 : 1-12 ( V , 3 ) Dianoígo .
4 Atos 18 : 26 ; 28 : 23 = Ektithemi , Explicava , expunha .

5 Há três objetivos :
a) Anunciar o caminho da salvação em Jesus Cristo , João 5 : 39, 40 ; Rom 15 : 4 ; II Tim 3 : 15-17
b) Salvar o pecador , reconciliar o homem caído com Deus , João 3 : 16
c) E Proclamar a salvação em Cristo . A conversão do homem à vontade de Deus , o juízo de Deus ,Atos 26 : 15-18 ; Deut 18 : 20 ; Marc 16 : 15,16 .

( HERMENÊUTICA )

Regra fundamental : Pelo dito anteriormente , foi-nos possível ver como é apropriado e mais conveniente , que em qualquer documento de importância em se encontrem pontos obscuros se procure que ele seja seu próprio interprete .

1. Interpretação particular : E a ninguém deve parecer estranho que insistamos em que a primeira e fundamental REGRA da correta interpretação bíblica deve ser a já indicada , ( A SABER ): A Escritura explicada pela Escritura , OU SEJA : a Bíblia , sua própria interprete .

= PRIMEIRA REGRA =

a) Será preciso repetir aqui , para maior aproveitamento , além do auxílio Divino , que em tal averiguação há modos de proceder que nenhum leitor da Bíblia deve ignorar , sendo sempre necessário Ter em conta ( o principio fundamental ) que o livro há de ser seu próprio INTÉRPRETE , de cujo princípio se deduzem outros , que chamamos REGRAS ou pautas de interpretação .
b) Destas diz assim a primeira : É preciso , o quanto seja possível , tomar as palavras em seu sentido usual e comum .

( EXEMPLOS ) :
1. Em Gênesis 6 : 12 , lemos : ‘ Toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra “ ( Versão revista corrigida ) . Tomando aqui as palavras carne e caminho em sentido literal , o texto perde o significado por completo . Porém tomando em seu sentido comum , usando-se como figuras , isto é , carne em sentido ( pessoa ) e caminho no sentido de ( costumes ), modo de proceder ou religião , já não só tem significado , mas um significado terminante , dizendo-nos que toda pessoa havia corrompido seus costumes ; a mesma verdade que nos declara Paulo , sem figura , dizendo : “ Não há quem faça o bem ‘ ( Rom 3 : 12 ) .
2. Pergunta Jesus : ‘ Qual é a mulher que , tendo dez dracmas , se perder uma , não acende a candeia , varre a casa e a procura diligentemente até encontra-la ? “ Neste versículo , tomando ao pé da letra , embora nos apresente uma pergunta interessante , estamos longe de compreender a verdade que encerra . Porém , sabendo que contém uma parábola ,cujas partes principais e figuradas requerem interpretação e designam realidades correspondente às figuras ,não vemos aqui já agora uma pergunta interessante , mas uma mulher que representa a CRISTO ; um trabalho afanoso que representa um trabalho semelhante que CRISTO está levando a cabo ; e uma ( moeda perdida ) representa o homem perdido no pecado ; Lucas 19 : 10 . Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido .
3. Profetizando a respeito de Jesus , disse Zacarias ( Lucas 1 : 69 ) “ e nos suscitou plena e poderosa salvação na CASA de Davi “ . Dificilmente extrairemos daqui alguma coisa clara se tomarmos a palavra CASA em sentido literal .Porém , sabendo que , como símbolo e figura , casa ordinariamente significa ( FAMÍLIA OU DESCENDENCIA , já não estamos às escuras : aí se nos diz que Deus levantou uma poderosa salvação entre os descendentes de Davi , como também disse Pedro : “ Deus , porém ... o exaltou ( a Cristo ) a Príncipe e salvador , a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados “ ( Atos 5 : 31 ) .
NOTA : Lucas 1 : 69 , Poderosa , Grego Keras , qeren , cornu , Querem , Força , ponta , chifre , Deut 33 : 17 .
4. Disse Jesus ( Lucas 14 : 26 ) : “Se alguém vem a mim , e não aborrece a seu pai , e mãe ...não pode ser meu discípulo “; ora , tomando ao pé da letra , isso constitui uma contradição ao preceito de amar até aos inimigos . Porém , lembrando-nos do hebraísmo , Pêlo qual se expressam às vezes as comparações entre duas pessoas ou coisas , já não só desaparece a contradição ,mas compreendemos o verdadeiro sentido do texto , sentido que sem hebraísmo Jesus mesmo o expressa , dizendo : “Quem ama seu pai e sua mãe mais do que a mim , não é digno de mim “ ( Mateus 10 : 37 ) .
NOTA : A palavra , aborrece ou odeia , amar menos , Missei .
= SEGUNDA REGRA =

a) Na linguagem Bíblica , como em outra qualquer , existem palavras que variam muito em seu significado , segundo o sentido da frase ou argumento em que ocorrem . Importa , pois , averiguar e determinar sempre qual seja o pensamento especial que o ESCRITOR se propõe expressar , e assim ,tomando por guia este pensamento , poder-se-á determinar o sentido positivo da palavra que apresenta dificuldade .
b) É , pois tão natural quão importante o que chamamos a SEGUNDA REGRA ,e diz : É de todo necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase .

( EXEMPLOS ) :
1. Fé : A palavra fé , ordinariamente significa confiança ; mas também tem outras acepções .Lemos de Paulo , por EXEMPLO : “Agora prega a fé que outrora procurava destruir “ Gal 1 : 23 . Do conjunto desta frase vimos claramente que a fé , aqui , significa CRENÇA , OU SEJA , ( A DOUTRINA DO EVANGELHO ) .
a) MAS AQUELE que tem dúvidas , é condenado , se comer , Porque o que faz não provem da fé ; e dudo o que não provem de fé é pecado , ( Rom 14 : 23 ) . Fé aqui é convicção .
2. A nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos , ( Rom 13 : 11 ) . Salvação aqui : à VINDA DE Cristo . Heb 2 : 3 : Salvação aqui , toda a revelação do evangelho .
3. GRAÇA : O significado comum da palavra graça é favor ; porém se usa também em outros sentidos . Lemos , por exemplo : : Pela graça sois salvos , mediante a fé ; e isto não vem de vós , é Dom de Deus “ , Efes 2 : 8 , GRAÇA AQUI , é misericórdia e bondade de Deus . Obs , sois se lê , fostes .
4. Falando ousadamente no Senhor , o qual confirmava ( a palavra da sua graça ) Atos 14 : 3 , significa : A pregação do evangelho .
a) Em I Pedro 1 : 13 : Graça aqui , bem-aventurança que trará em sua vinda . b) A graça ( Tito 2 : 11 ) Aqui usa no sentido do ENSINO DO EVANGELHO . c) Em Heb 13 : 9 , graça , neste texto , às doutrinas do evangelho . d) Em Ezeq 36 : 26 : CARNE , isto significa , ou uma disposição TERNA E DÓCIL . e) Carne em Efes 2 : 3 : Significa nossos desejos sensuais . f) CARNE EM ( I Tim 3 : 16 ) , a saber em FORMA HUMANA . g) Carne em Gal 3 : 3 , quer dizer , por observar cerimônias judaicas , como a circuncisão , que se faz na carne .
b) SANGUE : Em Mateus 27 : 25 . Falando de crucificar a Cristo , disseram os Judeus : : Caia sobre nós o seu SANGUE , quer dizer : Culpa e suas conseqüências .

= TERCEIRA REGRA =
1. A terceira regra Diz : É necessário tomar as palavras no sentido indicado no CONTEXTO , a saber , os versículos que precedem e seguem ao TEXTO que se estuda .
2. As vezes sucede que não basta o conjunto de uma frase para determinar qual é o verdadeiro significado de certas palavras . Portanto , e em tal caso , devemos começar mais acima a leitura e continuá-la até mais abaixo , para levar em conta o que precede a segue à expressão OBSCURA e , procedendo assim , encontrar-se-á clareza no contexto por diferentes circunstâncias .

EXEMPLOS : 1. NO CONTEXTO ACHAMOS EXPRESSÕES , VERSÍCULOS OU EXEMPLOS QUE NOS ESCLARECEM E DEFINEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA OBSCURA . Ao Dizer Paulo : “ quando lerdes , podeis compreender o meu discernimento no ministério de Cristo “( Efes 3 : 4 ) , ficamos um tanto indeciso s e posteriores, verificamos que a palavra MISTÉRIO se aplica aqui à participação dos gentios nos benefícios do evangelho . Encontra-se a mesma palavra em sentido diferente em outras passagens , sendo necessário , em cada caso , o contexto para determinar o significado exato . “Quando éramos menores , estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo “( Gal 4 :3, 9-11).
Que são rudimentos do mundo ?. São práticas de costumes judaicos . ( Precisa conhecer o contexto ) .
( PALAVRAS SIMBÓLICAS )

A linguagem simbólica oferece muita dificuldade no estudo das Escrituras . Porém , ainda quando nos tenhamos de limitar à explicação defeituosa de algumas palavras , cremos que se ganhará algo recapitulando e familiarizando-se com as seguintes :

ABELHA , símbolo dos reis da ASSÍRIA ( Isa 7 : 18 ) , os quais em seus escritos profanos ( hieróglifos ) também são representados por esta figura ; às vezes simboliza também , de um modo geral , um poder invasor e cruel . ( Deut 1 : 44 ; Salmo 118 : 12 .)

ADULTÉRIO , infidelidade , infração do pacto estabelecido e conseqüente símbolo da IDOLATRIA ,especialmente entre o povo que tem conhecido a verdade . ( Jer 3 : 8,9 Ezeq 23 : 37 ; Apoc 2 : 22 .)

ÁGUIA , poder , vista penetrante , movimento no sentido mais elevado . ( Deut 32 : 11-12 .)

ALFARROBA , palha , nulidade , juízo do mal .

ANCORA , esperança ( Heb 6 : 19 )

ARCA , Cristo . ( I Pedr 3 : 20 –21 ; Heb 11 : 7 .)

ARCO , símbolo de batalha e de vitória ( Apoc 6 : 2 ) ; às vezes também de engano , porquanto se pode quebrar ou atirar o falso . ( Oseias 7 : 16 ; Jer 9 : 3 .)

ÁRVORES , as altas , símbolo de governantes . ( Ezeq 31 : 5-9 ) , as baixas , símbolo do povo comum . ( Apoc 7 : 1 ; 8 : 7 .)

AZEITE , fortaleza pela unção , daí a vida e força que infunde o Espirito de Deus ( Tiago 5 : 14 .)

AZUL , o celeste , o Céu . ( Ester 8 : 15 .)

BERILO , prosperidade , magnificência . ( Ezeq 1 : 16 ; 28 : 13 )
BABILÔNIA , símbolo de um poder idólatra que persegue as igrejas de Cristo , referindo-se de um modo particular ao poder romano , pagão e papal . ( Isa 47 : 12 ; Apoc 17 : 13 ; 18 : 24 . )

BALANÇA , símbolo de trato íntegro e justo . ( Jó 31 : 6 . ) Tratando-se da compra de víveres , símbolo a escassez . ( Lev 26 : 26 ; Ezeq 4 : 16 ; Apoc 6 : 5 . )

BESTA , símbolo de um poder tirano e usurpador , porém às vezes só de um poder temporal qualquer .( Dan 7 : 3 , 17 ; Ezeq 34 : 28 . )

BRAÇO , símbolo de força e poder ; braço nu e estendido significa o poder em exercício . Salmo 10 : 15 ; 98 : 1; Isa 52 : 10 ; Êxodo 6 : 6 )

CADEIA , símbolo de escravidão . ( Marc 5 : 4 .)

CÁLICE , símbolo de luxúria provocante . ( Apoc 17 : 1 ) , também de ritos idólatras . ( I Cor 10 : 21 ) e também da porção que cabe a alquém .( Apoc 14 : 10 ; 19 : 6 . )

CABRAS , símbolos dos maus em geral . ( Mat 25 : 32,33 .)

Há muitos símbolos na Bíblia , que não colocamos aqui .

Autor: Pr . Carmo Rosa

Marcador

0 comentários