Open top menu
3 de janeiro de 2014

Jó 1. 20 – 22; 42. 10 – 17
    Jó foi uma pessoa real (Ez 14. 14; Tg 5. 11), não um personagem fictício. Os costumes e o estilo de vida narrados no livro indicam que Jó viveu no período patriarcal por volta de 2000 a.C. O livro aborda a questão do sofrimento do justo e a soberania de Deus e nos traz riquíssimas lições. A vida de Jó é conhecida por todos como a de alguém sofredor, que perdeu tudo o que tinha, contudo é preciso mencionar que Deus lhe restituiu tudo em dobro.

 
 As perdas.

a) O relato bíblico começa dizendo o que Jó era e depois fala do que ele possuía. Ele era íntegro, justo e temia Deus. Ele tinha sete filhos, três filhas e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas jumentas e era o homem mais rico do oriente.

b) A Bíblia relata o que aconteceu fora do alcance dos olhos de Jó, aquilo que fez com que ele perdesse tudo o que possuía, incluindo sua saúde. Contudo, Jó não deixou de ser o que era e não perdeu sua fé em Deus.

c) Jó cria que Deus lhe causara todo aquele mal (2. 10). O povo do Antigo Testamento não tinha a revelação do mundo espiritual maligno. A palavra Satanás aparece apenas 14 vezes no A.T. (11 vezes em Jó) e demônios por duas vezes. No Novo Testamento, palavras como Satanás, diabo, demônios, espíritos imundos aparecem mais de 140 vezes. Satanás foi o causador das perdas de Jó, porém Deus tinha o controle de toda a situação.

Perguntas.

a) Diante de toda a situação que Jó estava vivendo, ele fez muitas perguntas, e seus “amigos” também levantaram muitos questionamentos.

b) Quando Deus fala a Jó, Ele não lhe responde nenhuma das perguntas, mas mostra quem Ele é.

c) As perdas e sofrimentos podem suscitar perguntas, porém é preciso que nunca se coloque em xeque o caráter, a fidelidade e a soberania de Deus. Deus não tem obrigação de responder todas as nossas perguntas, mas sábios seremos se, apesar dos sofrimentos e de não termos todas as respostas, perseverarmos-nos na caminhada com Ele.


A restituição.
a) “Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza” (42. 6). “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” (42. 10).

b) A restituição veio para a vida de Jó quando ele se humilhou diante de Deus e orou por aqueles que não falaram o que era certo a respeito de dele (42. 8).  Aqui está implícito o perdão de Jó àqueles que lhe ofenderam.

c) Se quisermos que Deus nos restitua as coisas que nos foram tomadas, lembremos que precisamos nos humilhar diante d’Ele, perdoar os que nos prejudicaram e orar por eles (Mt 5. 44).

Conclusão.
    Lembremos que o maior causador de sofrimentos é Satanás, porém, saibamos que Deus está no controle de tudo. Independente de termos ou não as respostas das nossas perguntas, cabe a nós nos humilharmos diante de Deus, perdoar os que nos fazem mal e orarmos por eles, pois esses são mandamentos divinos e nos abrem caminho para restituições.


Pr. Silas Zdrojewski
Marcador

0 comentários