Open top menu
2 de julho de 2014

Origem e significado das Palavras 

Não só é uma palavra chula, de baixo calão e pejorativa, como também uma exaltação a um demônio cantado na Bahia e nos terreiros: cara, caramba e caraô, inclusive esta é parte da letrada música: “Sou Camaleão”, da banda Chiclete com Banana. A palavra veio ao português através do espanhol, onde entrou pelo sânscrito através da língua indiana marata (karamba).O Sânscrito é uma língua da Índia com uso litúrgico no Hinduísmo, Budismo, Jainismo.

O sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia. Com relação à sua origem, alíngua sânscrita é uma das línguas indo-européias, pertencendo, portanto, ao mesmo troncolingüístico de grande parte dos idiomas falados na Europa. É uma das línguas mais antigas dafamília Indo-Européia. Sua posição nas culturas do sul e sudeste asiático é comparável ao latime o grego na Europa e foi uma proto-língua, pois influenciou diversas outras línguas modernas. Alíngua marata ou marati também é indiana, só que esta é falada principalmente em Maharashtra,por aproximadamente 90 milhões de pessoas. Pertence ao grupo de línguas indo-arianas,subgrupo das línguas indo-iranianas.Em sânscrito e em marata a palavra era o nome de uma fruta e também o nome do órgãocopulador masculino, da mesma forma que no Brasil usa-se mandioca para o órgão, os indianosusavam karamba. Possivelmente a palavra entrou no espanhol pelas Filipinas, que eramcolônias da Espanha.

Os espanhóis também começaram a utilizar a palavra como interjeição,como eufemismo para “carajo”, que é o órgão copulador masculino.Caramba é a forma mais sofisticada de “caralho”, que foi introduzida originalmente pelo espanhol“carajo”. Diz-se dos mais altos mastros das caravelas. Os portugueses chamavam essesmastros de “caralho”. Por serem mastros grandes, alguns portugueses começaram a fazer comparações do tipo “o meu é tão grande quanto um caralho”, e desse jeito, a palavra acaboupor perder seu sentido original.Atualmente se usa também “caraça”, evitando o termo agressivo original. São evoluções naturaisnas formas de se comunicar.

Os espanhóis eram pródigos em usar vocabulário chulo e o hábito foi intensificado no Brasil por Carlota Joaquina, que teve uma amostra de seu linguajar divulgada pelo seriado da Globo, falando da colonização do Brasil.No site http://www.teiaportuguesa.com/origemdaspalavras.htm diz que a palavra, de acordo como Dicionário da Real Academia Espanhola, é uma interjeição de origem espanhola, um eufemismo de "carajo" que apareceu pela primeira vez impressa em português no Grande Diccionario Portuguez ou Thesouro da Lingua Portugueza. 5 vols (v. 1 - 1871; v. 2, 3, e 4 - 1873;v. 5 - 1874) de Frei Domingos Vieira. Porto, 1871-1874.


FONTE: http://www.portalgracaeconhecimento.com
Marcador

45 comentários:

  1. kkkkkkkkk... vc é um imbecil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc que é seu incredulo

      Excluir
    2. Vc tá certo amigo muito obrigado por me avisar dessas palavras que nunca mais vou falar sou cristão e não sabia

      Excluir
    3. Único embecil aqui é vc meu querido

      Excluir
  2. Dc Samuel Benedito, achei interessante suas explicações, porém gostaria que o senhor, e os demais que buscam dá explicações sobre determinados assuntos, nos fornecessem suas fontes oficiais, pois sem elas acabamos por duvidar de toda a esplanação apresentada.

    Marcos Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelente observação. bem colocada

      Excluir
    2. Concordo com Marcos Vitor, as pessoas criam uns comentários e não apontam a fonte verdadeiro. Tudo e errado, existem pessoas que não tomam Coca cola pelo pacto ( absurdo), não comem hellmaanns (homem do inferno) meu Deus!!!!! Pessoal ser fiel a Deus requer do homem somente a obediência, em toda a biblia só existe um Deus de misericórdia, não cruel que proipr tudo como alguns criam. Me perdoem mas, deveria escrever isso....

      Excluir
    3. Crer em toda a BIBLIA Amigos falou tudo;em toda e a bíblia diz sede santo em toda vossa maneira de viver isto inclui falar comer vestir e muito mais, então parem de falar gírias

      Excluir
    4. Verdade. Está certo. Temos que ser diferentes do mundo em tudo. Temos que ser separados totalmente para Jesus. Se a palavra em CARAMBA foi cantada no axé por um umbadista deve ter significado para eles e nós não devemos falar. Na verdade os Cristãos não devem falar nenhum tipo de gíria, deve ser irrepreensível.

      Excluir
    5. No dicionário a palavra caramba significa espanto, então fica difícil saber qual explicação realmente é a correta.

      Excluir
  3. Gostei da explicação sobre a palavra

    ResponderExcluir
  4. Gostei da explicação sobre a palavra

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/caramba-puxa-e-outros-eufemismos/

    ResponderExcluir
  7. Agora gostaria que explicasse de onde tirou que nos terreiros existe exaltação ao demônio ! E qual é o nome dele mesmo ? Você esqueceu de falar sobre isso ou só queria alfinetar mesmo ? Os outros colegas acima também estão aguardando respostas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logico que existe. Chamam de orixás pra não falar que são demônios.

      Excluir
    2. São os deuses deles,santos, sei lá. Gostaria que chamassem jesus de demônio? Ou deus... acho que não.

      Excluir
  8. Não duvido que seja verdade. O que não presta é fácil demais de ir pra boca do povo e virar normal. Aliás, hoje em dia em muitas coisas, o certo é errado e o errado é o certo!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,concordo com Antônio. Mas me diga o nome do demônio para eu poder explicar quando comentar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,concordo com Antônio. Mas me diga o nome do demônio para eu poder explicar quando comentar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Por favor explique a qual demônio se refere está palavra Caramba?

    ResponderExcluir
  12. E muito difícil escolher as palavras na hora sai cada coisa quando menos esperamos ja falamos o nome do inimigo sem mesmo pensar. Agora mesmo a dois minutos eu disse aminha irmã que eu amo ela pra caramba isso foi sem pensar que Deus me perdoe

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Meu nome é Marcos.

    O problema é que daqui a pouco não vamos poder falar mais nada.
    Passei toda vida estudando pelo dicionário e pra mim se lá não vale o significa da palavra então que as outras também não tenham valor.

    E no dicionário está assim:

    Expressão de surpresa, espanto, susto, admiração, descontentamento, decepção, raiva: mas, caramba, ela não podia ter feito isso! Caramba, isso sim é um jogo de futebol!
    Fonte:https://www.dicio.com.br/caramba/

    Então não tem nada de mais em usar essa palavra, é assim como em vários outros comentários, onde está a fonte e a qual demônio se refere?

    ResponderExcluir
  14. Nossa nada haver se perdeu tanto em explicar a etimologia da palavra que acabou não explicando PORRA NENHUMA sobre a mesma. Afinal, que demônio é esse? De onde ele veio? Qual a sua origem? Quem o nomeou assim? Emfim... sobraram mais dúvidas que elucidações.

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha ouvido falar q é o nome de um demônio vim procurar na internet pq agora pouco vi um desenho invocando forcas das trevas e falando caramba.achei estranho.tenho certeza q tem algo relacionado senão não tinha pq eles falar esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem meus netos estão aqui em casa e vi um personagem do desenho falando ou melhor chamando um outro personagem pelo nome de caramba

      Excluir
    2. Olá Priscila, voce sabve me dizer que deseno é esse, fiquei curuioso pra saber, nao quero deixar meus filhos assisttirem , se lembra do nome do desenho?

      Excluir
  16. Pra quem sabe ler,um pingo é uma letra...
    Só não entende quem não quer.
    Lamentavelmente,existem muitas pessoas que acham que são intelectuais e não passam de meros curiosos,como a pessoa que se apresenta na discussão como(investimentos de valoR).
    É tão inteligente que escreve valor,com erre maiúsculo no final da palavra e ainda quer replicar o assunto,se concentrou no demônio em vez de dar atenção ao tema referido..
    Lamentável....
    É cada palhaço que acha que é inteligente que dá até graça ler certos comentários.

    ResponderExcluir
  17. Pesquisem sobre o demônio pai da luxúria o asmodeus e o moloque e um demônio que exigia excrementos humanos em suas oferendas trazido do Egito por uns judeus

    ResponderExcluir
  18. Valeu Mano,Vou excluir do vocabulário trocar por nossa.não custa excluir essas imunducias do dia a dia

    ResponderExcluir
  19. Diversas opiniões, cada um fale como quizer, pois a respeito das religiões sabemos que cada um vai dar conta de si mesmo, por isso não comento, religiões são pessoais de cada um e devem ser respeitadas...

    ResponderExcluir
  20. Sinto que não recorreu a ajuda do amiguinho dicionario né...

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde sou Gabriel falo jogando toda hora cara minha mae reclama fala que não é bom pos somos cristão o que ela dia nao e bom podw ser uma maldição que estou chamando?

    ResponderExcluir
  22. Caramba, mais que merda serio que alguém vai levar a sério uma coisa dessas kkk.

    ResponderExcluir
  23. Caramba! Devo estar indo ao terreiro errado. Onde frequento, exaltamos nossos orixás, Jesus Cristo e Deus, fazemos uso da palavra do Senhor para fazer o bem ao próximo, através não somente da caridade de bens e produtos, mas também dando amor, afeto e assistência aos mais necessitados.

    Convido a todas e todos que estão lendo essas linhas para que procurem ir a um terreiro ou a uma festa de santo antes de falar abobrinhas a respeito de alguma religião ou manifestação cultural. Digo também que já fui convidado a ir a algumas denominações evangélicas e me senti também tocado pelo pastor ou pastora que comandava o culto.

    PS: o link para a fonte não abre

    PS2: também gostaria de saber de onde o sr. DC. Samuel Benedito tirou a informação de que são exaltados demônios nos terreiros de religiões afro-brasileiras

    ResponderExcluir