Open top menu
23 de dezembro de 2013

TEXTO:
 
Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro."
                                              Isaías 25:4.

INTRODUÇÃO:
 
Tempestade significa: Perturbação, agitação violenta da natureza.
Fenômenos naturais como: Raios e trovões. No sentido figurado no âmbito espiritual entendemos que seja sofrimento, desgraças tendo como sinônimo a borrasca, intempérie e vendaval isso tudo se faz necessário na vida do crente para o tornar mais forte diante de Deus e dos homens, diante de todas e qualquer tipos de tempestades saibamos que o Eterno estará sempre ao nosso dispor.
 
I. TEMPESTADE DA DESOBEDIÊNCIA
 
"E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade."  Jonas 1:12.
 
O texto acima mostra-nos o profeta Jonas afirmando que uma grande tempestade tinha se levantado por causa de sua desobediência, sim unicamente por sua desobediência, pois Deus tinha determinado que o mesmo fosse a Nínive pregar a palavra mais em um ato de rebeldia o profeta resistiu as ordens divina trazendo sobre si o preço da desobediência, sim uma grande verdade devemos aprender aqui, tempestades se levantam em nossa vida muita das vezes através do ato de desobediência contra Deus, e o mais triste disso tudo é que por conta de nosso erro a tempestade atinge não só ao desobediente como aos que estão ao seu redor. Jonas sabia dessa realidade que sugeriu ser lançado ao mar pois dessa forma a tempestade passaria e todos estariam a salvo. Louvamos a Deus que mesmo diante de atos de rebeldia Ele nunca nos desampara, sempre dá-nos um escape pois Ele é misericordioso.
 
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim."  Lamentações 3:22.
 
II. TEMPESTADE DO DIA A DIA
 
"E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia."  Marcos 4:37.
 
Depois de Jesus ter discursado mais um de seus ensinamentos, entrou com seus discípulos no barco para irem até ao outro lado do mar, ao navegar o Mestre dormia na poupa do barco no meio mar levantou-se uma grande tempestade de maneira como diz o texto o barco se enchia e os discípulos amedrontados diante de tão grande situação, a aflição tinha tomado conta do ambiente, ao lembrarem que Cristo estava com eles clamaram dizendo: " Mestre, não se te dá que pereçamos?" Marcos 4:38b
quero aqui destacar algo que mim fascina, Jesus estava dormindo na polpa do barco, Aleluia!!! na polpa do barco fica o leme, quem fica perto do leme tem o controle da situação, amados de Deus Jesus é quem está no controle, essa tempestade é apenas uma prova de fé e esperança no Eterno Senhor de nossas vidas. no texto seguinte encontramos Cristo agindo em favor dos discípulos:
 
"E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança." Marcos 4:39.
 
Tempestade é necessário pra conhecermos de perto o nosso Deus pra nos aproximarmos mais dele e nos fazer íntimos pois em meio a tempestade encontramos refugio Nele e aprendemos a adora-lo em meios os grandes vendavais. 
 
" Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."   João 16:33.
 
Vejamos que na ultima parte do texto diz "eu venci o mundo" sim Jesus deixa claro que Ele apenas Ele venceu o mundo, entendemos então que quem vence nossa batalhas é Deus, é Ele que luta por nós. Foi isso que Ele disse pra Josafá veja o texto: "E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus". 2 Crônicas 20:15.
Diante da grande tempestade nosso sentimento deve ser de verdadeiros adoradores.
 
"Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o.
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta."  2 Crônicas 20:18-19.

 
III. TEMPESTADE DE ORIGEM DIVINA
 
"E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão."  Marcos 6:45.
 
Tempestade de origem divina, trata-se de quando Deus quer nos por a prova, testar nossos limites,
vale lembrar que nós não somos provados além de nossas forças, mais no texto em questão observamos a palavra "obrigou", analisando o texto entendemos que ouve uma certa resistências dos discípulos para entrarem no barco por dois motivos:
1° eles sabia que o tempo não era bom para navegarem durante a noite.
2°  o mestre Jesus não ai com eles no barco.
Mais Jesus os obrigou a entrarem no barco a seguir viajem, aprendemos que é preciso termos nossas próprias experiências, passarmos por certo momentos de aflição, pois Deus prova nossa fé, nossa fidelidade, nosso  potencial espiritual. Eles estavam sozinho no meio de mar sem a presença de Jesus, quanta vezes estamos nos sentindo só, os ventos contrario a nossa volta em meio ao grande mar da vida, nos afadigamos e queremos parar de remar, é ai que Jesus anda por sobre a mar e entendermos que essa tempestade de origem divina é pra nos fazer enxergar que Deus ainda faz grandes milagre. Jesus andou sobre a mar indo de encontro aos discípulos e acalmando a tempestade dando tranquilidade e vitórias diante do vento contrario na vida de seus servos.
Jó teve uma grande experiência, passou pela tempestade de origem divina, perdeu seus bens, seus filhos, seus amigos o apontavam mais veja o que a bíblia diz a seu respeito diante de tudo isso:
 
"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Jó 1:22.
 
Jó foi provado como a prata é provada no fogo, viveu a mais cruel das circunstancias da vida, a tempestade em que viveu foi tremendamente grande e a mais cruel realidade, mais foi vencedor
pois ele sabia que quem estava provando era o Deus de sua vida e não pecou contra Deus diante da tempestade. 
 
"E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía."  Jó 42:10.

CONCLUSÃO:

Amados do Deus Eterno, seja qual for a tempestade que você esteja enfrentando Jesus o nosso Cristo estará junto contigo te orientando e fortalecendo seu caminhar, nunca desista Deus tem um proposito com essa tempestade em que estás vivendo creia tão somente.  

Dc. Samuel Benedito da Silva.

11 comentários:

  1. Aprendi muito neste estudo, boas orientações

    ResponderExcluir
  2. Esse estudo foi benção de Deus para minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso este estudo me acrescentou muito em minha ministração sobre esse tema fiquei muito maravilhado

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela inspiração divina, para fazer este estudo maravilhoso,to começando a prega e mim ajudou muito. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom é de Deus esse negócio!

    ResponderExcluir
  6. Glória Jesus a palavra que eu precisava ....

    ResponderExcluir
  7. Glória Jesus a palavra que eu precisava ....

    ResponderExcluir
  8. Mensagem para crescermos na presença de Deus.

    ResponderExcluir