Open top menu
4 de janeiro de 2014


TEXTO: 
"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
Também teve sete filhos e três filhas.
E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos."
                                                                                          
 Jó 42:12-15.
INTRODUÇÃO:
Começamos essa mensagem destacando o texto acima no qual deixa claro que Jó depois de ter seu cativeiro mudado de forma milagrosamente divina, este teve sete filhos e três filhas como observamos só é destacado para nosso conhecimento os nomes das três filhas do patriarca, nomes esses que nos traz grandes lições de vida com seu significado. estaremos aprendendo com essas três mulheres que ao longo do tempo o significado de seus nomes traz-nos grandes lições e aprendizagem.

I. AS FILHAS DE JÓ, MULHERES ILUSTRES, V. 14.

1ª Jemima, Hb. Pomba.

Os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo MT 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32. mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gn 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”.
É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” Ct. 5:12.
Uma característica interessante é que a pomba voa e está SOBRE quem pousa, o que significa que o Espírito Santo deve estar acima de nós e não abaixo. Nós devemos seguir e obedecer a suas orientações.


* Pomba representa:

a) Simplicidade, Cl 3. 22.

b) Humildade, Pv 15. 33.

c) Pureza, Pv 22. 11.

d) Beleza, 1Cr 16. 29.

2ª Quezia, Hb. Vaso de Perfume.

"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem".  2 Coríntios 2:15.

*Perfume representa:

a) Santidade, Ef 4. 24.

b) Testemunho, 3Jo 1. 12.

c) Incenso (oração), Ap 8. 4.

3ª Queren-Hapuque, Hb. Pintura para os olhos.

Essa terceira filha do patriarca Jó tem um nome bastante sugestivo, seu significado fala muito alto ao nosso coração "pintura para os olhos"

Isso significa dizer que Deus olha para nós com um olhar diferente, um olhar de admiração, satisfação e regozijo.  É Deus mostrando que Ele tem prazer de vernos em sua presença, se somos como as pombas e o bom perfume de Cristo, então aos olhos de Deus somos prazerosos, Deus sente prazer em nos comtemplar em sua presença.

*Pintura para os olhos representa:

a) Prazer em servir ao Senhor, Sl 112. 1.

b) Agradável,.

c) Cuidado de Deus (proteção), Sl 55. 22.

II. HERANÇA,UM DIREITO DADO POR DEUS, V15.

a) Herança é uma propriedade ou bens recebido de um antepassado  em vida ou após a sua morte.

b) Na família tendo filhos homens, mulheres não recebiam herança.

c) Jó quebrou esse protocolo e deu heranças as suas filhas.

CONCLUSÃO:

Amados de Deus que possamos ser como as filhas de Jó que em toda terra não se achou mulheres mais formosas quanto elas, mulheres de grande respeito e exemplo na sociedade de sua época, elas através de seu nomes deixou-nos grande exemplo de uma verdadeira igreja que espera o  arrebatamento, sim uma igreja que espera o rapto do noivo o cordeiro de Deus, que possamos ser como as pombas exibindo toda sua simplicidade, sermos o bom cheiro de Cristo no meio em que vivemos ao ponto que através de nós possamos ganhar vidas para o reino de Deus e somente dessa forma o Senhor Jesus terá nossa vida como agradável aos seus olhos, uma verdadeira pintura para os olhos de Deus.

dessa forma seremos agraciados com a herança eterno que para os fieis está guardada.

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono". Apocalipse 3:21.

 
Dc. Samuel Benedito da Silva

Um comentário: