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23 de outubro de 2013

Texto Bíblico
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa do dia de festa, ou da lua nova, ou dos  sábados"  Colossenses 2. 6.

Introdução:                                                             
A palavra advento significa chegada, vinda.

Nesse Módulo II estaremos analisando de forma detalhada a doutrinado adventismo que basea-se na observância da Lei Mosaica, a guarda do Sábado, o bode emissário e o sono da Alma.

Tudo isso iremos tratar a luz das Sagradas Escrituras, será que a doutrina adventista está dentro do conteúdo Bíblico e é digna da aceitação? devemos classificar essa doutrina como sendo Seita e Heresia? porque? com essas e outras questões iremos tratar da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Boa aula a todos.

O ponto de Partida do Adventismo

No século XIX o Pastor da Igreja Batista William Miller no estado de Nova Yorque EUA, interpretou segundo a sua própria exegese um texto sagrado de Daniel 8. 14 que diz: "Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado", com esse texto em 1818 começou a pregar que Cristo voltaria dentro de 20 anos, em 1831 Miller datou tal evento para 23 de Março de 1843, tal interpretação segundo ele como registradas em Daniel para 2.300 tarde e manhãs são exatamente 2.300 anos a contar do retorno de Esdras do cativeiro em 457 a. C.

Não havendo o cumprimento de tal previsão Miller justificou-se dizendo que teria se enganado com os cálculos datando outra data para o evento, desta feita Cristo voltaria em 22 de Outubro de 1844, debalde nada aconteceu. Mais de 100 mil seguidores desse movimento liderado por Miller sofreram mais uma decepção.  Miller vendo que fracassou arrependeu-se, reconciliou-se com a igreja e em 1849 dormiu no Senhor, mais a desgraça já estava feita. Hiram Edson discípulo de Miller disse que nada estava errado em relação a data e sim ao  local, disse ele que Cristo tinha entrado no santuário celestial e não no terrenal para fazer a purificação, 
Miller convicto de seus erros disse:

"Não tenho confiança alguma nas novas teoria que surgiram no movimento; isto é, que Cristo veio como noivo, e que a porta da graça foi fechada; e que em seguida a sétima trombeta tocou, ou que foi de algum modo o cumprimento de sua vinda". 

Uma Análise Bíblica e Histórica
As 2.300 tardes e manhãs de Dn 8. 14 são exatamente 2. 300 dias e não anos com interpretou Miller, trata-se precisamente do tempo em que o templo de Deus foi profanado por Antioco Epifanio IV, observe que no versículo anterior deixa bem claro isso. quero deixar claro que não iremos encontra na Bíblia o nome de Antioco Epifanio,a etimologia desse nome é opositor, era o titulo de vários reis Selêucidas, iremos apenas encontrar alusões e este apenas nos apócrifos mais precisamente no livro de Macabeus. 

Nesse iremos encontrar a historia da revolta dos Macabeus, é ai que entra a historia para entender-mos o real significado do texto em apreço que fala da purificação do templo em 165 a. C. Com e restauração da adoração sobe a liderança de Judas Macabeus. E devemos considerar o que disse nosso Senhor Jesus Cristo em Mt 24. 36, 43, 44.

Origem Histórica do Adventismo

Como dito anteriormente o estrago já estava feito, para assegurar  e dar sustentação ao novo movimento três grupos surgiu do movimento de Miller um conjunto de seus discípulos da época a saber: Hiram Edson, Joseph Bates e  James White esposo de Ellen Gould White aderiram ao movimento classificado como Adventismo do Sétimo dia, o grupo se dividiu de três formas cada um dando sua contribuição para a nova igreja em formação, apartir de então uma nova seita estava surgindo. veja como ela se dividiu e se fortaleceu ao longo do tempo.

1° grupo sobe orientação de Hiram Edson. 
Com a revelação do santuário celestial.
2° grupo sobe orientação de Joseph Bates.
com o legalismo, este foi quem instituiu a observância da Lei Mosaica, mais precisamente a guarda do Sábado. essa orientação foi de grande importância que surgiu o nome da seita.

3° grupo sobe orientação de  James White e sua esposa Ellen Gould White.
esta conhecida como senhora White tornou-se a profetisa do movimento algo que fortaleceu de forma assombrosa essa seita até aos dias de hoje, essa igreja acrescentam seus escritos como complemento da Bíblia Sagrada algo que não é necessário, 2 Tm 3. 16.

A Observância da Lei Moisaica
Para Joseph Bates se fazia necessário observar toda lei do antigo pacto como regra para a salvação, vamos entender um pouco:

O povo passou aproximadamente 430 anos no Egito Deus com braço forte libertou o povo com braço forte, povo este que estava sem uma orientação espiritual, sem cultuar a Deus na sua essência, vivendo de forma dissoluta a mercê dos ídolos e manjares da  civilização Egípcia, então ouve a necessidade de um regime legal. 
Deus como um Ser preocupado um essa questão dá a Moisés os dez Mandamento no Sinai, o Decálogo que por sua vez quero desde já deixar claro que a lei de Deus foi a dada no Sinai que resume-se em dez mandamentos legais para o povo cumprir e dessa forma agradar a Deus em obediência as verdades divinas. São princípios de Deus para um povo que precisava aprender a ser dependentes de Deus. Deus as promulgou como observância do povo de Israel em virtude de sua saída do Egito, Ex 20. 1-17; Dt 5. 6-21.
Decálogo vem de duas palavras gregas deka "dez" e logos "palavra" em hebraico pronuncia-se asseret hadevarim com o significado de "as dez palavras".

É chamada lei de Deus porque teve sua origem nele, lei de Moisés por foi legislador da lei de Deus. Lc 2. 22, 23; Hb 10. 28.
Os preceitos da lei são: a) Moral, a) Cerimonial, a) Civil.

Toda lei cumpriu-se em Jesus, Lc 24. 25-27, 44, 45. É importante deixar claro que a lei foi ordenada para por freio aos atos pecaminosos do povo, vejamos que no sétimo mandamento diz "não adulterarás" Ex 20. 14. esse mandamento serve tanto pro homem como para a mulher mais está entre os dez mandamento dados por Deus no Sinai, observe que diz pra não adulterar e não dá nenhuma sentença caso haja o ato de adultério entre ambos o sexo apenas diz "não adulterarás" mais ao analisar o texto de Jo 8. 1-5 encontramos uma transgreção desse mandamento que segundo a lei de Moises deveria ser apedrejado tanto a mulher quanto o homem mais no julgamento dessa passagem somente a mulher esta sendo julgada onde então estaria o homem? É importante sabermos que a lei era sombra das coisas futuras, leia Rm 4. 13-16; 10. 4; Gl 5. 14.

Paulo um autentico observador da lei disse que a observância da mesma é desvio da graça alcançada no calvário por Cristo.
Para Paulo a lei era:

1° ministério da morte, 2Co 3. 7.
2° ministério de condenação, 2Co 3. 9
3° ministério transitório, 2Co 2. 13.
A lei tinha uma função patológica, objetivava identificar o pecado do homem mais não tinha o poder de curar esse mal, Rm 3. 19, 20; Gl 2. 16; 3. 24. Jeremias profetizou o fim do antigo pacto e a vinda de um novo conserto, Jr 31. 31-33.

A Gurada do Sábado

Este é sem duvida o ápice da doutrina do advento, é claro o nome dessa seita já o identifica como tal  "adventistas do sétimo dia". com isto pregam que todos que confessamos uma fé em Deus deve guardar e observar a sábado. Helen White ensina em um de seus livros que a guarda do sábado é o selo de Deus.

Joseph Bates foi o grande incentivador da guarda do sábado mais ganhou forças diante de uma suposta visão dessa inescrupulosa senhora  Helen White que disse ter uma revelação que Jesus tinha achado a arca da aliança e dentro da arca encontrava-se as tábuas da lei e o quarto mandamento estava rodeado de uma áurea de luz, misericórdia quanta tolice.

a questão não é a guarda do sábado e sim o fato de não estarmos mais debaixo do antigo conserto, do regime da lei Mosaica, Hb 8. 6-13. não temos mais sustentação bíblica para a guarda do sábado, ora como guardar o sábado nessa época da graça se ate mesmo os sacerdotes o violavam, Mt 12. 5. o profeta Oseías falou sobre o fim da guarda do sábado, Os 2. 11. Paulo deixou claro que o sábado cumpriu-se em CRISTO, Cl 2. 14-23. Nosso Senhor Jesus afirmou ser o Senhor do sábado, Mc 2. 28.
Entendendo o Sentido da Palavra Sábado

"E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera".  Genesis 2. 1, 2.

O termo descansou é um verbo hebraico que significa "cessar ou terminar" deste provem o nome "shabat" com o sentido de repouso, descanso. 
Parece um paradoxo pois Deus não cansa, o termo quer dizer que ele considerou bem sucedida sua criação, Jo 5. 17, 18. devemos também levar em conta que sábado é o sétimo dia e o numero sete em toda Bíblia é símbolo de completude de perfeição.

O fato de Deus fazer exigência do sábado ao povo de Israel era:
  um sinal exclusivo para Israel, Ex 31. 13.
2° um dia de adoração e comunhão com Deus.

Neste, o povo de Israel oferecia a Deus ofertas e sacrifício, eis ai um motivo pra nós não guardar o sábado pois não necessitamos oferecer sacrifício Jesus Cristo se ofereceu de uma vez por todas pelos nossos pecados, Hb 9. 28; 1  Pe 2. 24.
Em seus escritos para as igrejas, os apóstolos só mencionaram o sábado três vezes:

1° O sábado é um símbolo de descanso na salvação em Cristo (Hb 4). 

Assim como os judeus não trabalham no sábado, assim o crente é salvo pela graça de Deus sem as obras. 

2° O crente do Novo Testamento não é obrigado a guardar o sábado (Col.2:16). 

Quando Paulo fala de "dias de sábado", no plural, ele está se referindo a todos os dias de descanso que Deus deu a Israel, incluindo aqueles associados com as festas. 
Por exemplo, o Pentecostes sempre caia no primeiro dia da semana, mas era um sábado especial em que o trabalho não era realizado (Lv 23:16 -21). Os adventistas do sétimo dia e outros guardadores do sábado afirmam que Cl 2:16 não se refere ao sábado semanal regular, mas não há evidências de que seja este o caso.

3° O crente do Novo Testamento tem a liberdade na questão dos dias santos, Rm14:4-6.


A Abolição do Sábado
"o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" Marcos 2. 27, 28.

Nesse texto Jesus esta defendendo o principio moral do quarto mandamento e condenando o cerimonialismo dessa ordenança, Deus viu a necessidade de um dia de consagração com o povo e um dia de descanso e a escolha foi o sétimo dia da semana como forma de lembrar também a ação criadora de Deus poderia ser qualquer outro dia veja Rm 14. 5, 6.

UMA ANALISE DOS DEZ MANDAMENTOS NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO


Antigo Testamento
Novo Testamento
"não terás outros deuses diante de mim" Ex 20. 3.
"vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu e a terra"  At 14. 15.
"Não farás para ti imagens de escultura"
Ex 20. 4.
  "Filhinhos guardai-vos dos ídolos" 1Jo 5. 21.
"Não tomarás o nome do teu Deus em vão"
Ex 20. 7.                                                                                                                    
"não jureis nem pelo céu nem pela terra"
                 Tg 5. 12.
"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar"
                  Ex 20. 8.
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"Honra teu pai e tua mãe"  Ex 20. 12. 
    "Filhos, obedecei a vossos pais" Ef 6. 1.
"Não matarás" Ex 20. 13. 
          "Não matarás"  Rm 13. 9.                                                                        
"Não adulterarás" Ex 20. 14.
         "Não adulterarás"  Rm 13. 9
"Não furtarás" Ex 20 15
           "Não furtarás"  Rm 13. 9.
"Não darás falso testemunho" Ex 20. 16.
    "Não mintais uns aos outros"  Cl 3. 9.
10°
"Não cobiçarás" Ex 20. 17.
10°
         "Não cobiçarás"  Rm 13. 9.

 Como observamos, o novo testamento ratifica apenas nove dos dez mandamentos da lei mosaica o quarto que fala da guarda do sábado é excluído. 
Nosso Dia é o Domingo

Segundo a tradição Constantino foi quem instituiu o domingo como dia de consagração ao Senhor isso não é verdade,  ele apenas confirmou uma pratica dos cristão daquela época.

A palavra domingo significa "dia do Senhor" nós guardamos o domingo porque:

*Jesus ressuscitou no domingo, Mc 16. 9.
*O primeiro e segundo culto cristão foi no domingo, Jo 20. 1, 19, 20
*Os cristão costumava se reunir no domingo, At 20. 7.

Bode Emissário
Os adventistas ensinam que o bode emissário de Lv 16.22,26, simboliza Satanás. Todas as nossas iniqüidades serão carregadas pelo diabo. Segundo eles durante o milênio, Satanás, levará sobre si a culpa dos pecados que fez o povo de Deus cometer, e será confinado e esta terra desolada e sem habitantes. Parece fantástico que alguém que se diz evangélico aceite doutrina tão contrária ao evangelho. Será que não se dão conta das implicações de tal ensino? Isto faria o diabo nosso co-salvador com Cristo, a expiação de nossos pecados seria realizada em parte por Cristo e em parte por Satanás. O simbolismo real desta passagem mostra Cristo levando sobre si os nossos pecados. Veja Jo 1.29; Is 53.6; Hb 10.18; J0 19.30; 2 Co 5.21; Rm 8.32.

Refutação Bíblica

Esse ensino não pode ser aceito porque foi ensinado pela senhora White e biblicamente é contrario as verdades Sagradas veja:

a) A obra expiatória de Cristo é perfeita, Hb 7. 27; 10. 12, 14.
b) A salvação do crente é perfeita e imediata, Jo 5. 24; 8. 36; Rm 8. 1; 1Jo 1. 7.
c) Jesus foi quem levou nossos pecados, Is 53. 4-6; Mt 8. 16, 17; Jo 1. 29; 1Pe 2. 24; 3. 18.

O Espírito de Profecia
a) As revelações de Helen White:  
As revelações de Helen White tiveram muito que com a formação das doutrinas dos adventistas, e seus escritos prolíficos contribuíram grandemente para a expansão da Igreja. 
Ela e seu esposo disseminaram amplamente seus ensinos proféticos e doutrinários por meio de revistas e livros. Embora a Igreja adventista afirme que a Bíblia é sua autoridade doutrinária, ainda crê que Deus inspirou Helen White em sua interpretação das Escrituras e em seus conselhos, conforme se encontram em seus livros.

b) Obras da Sra White: 

Como já dissemos, os livros da Sra. White são considerados "inspirados" por Deus e no mesmo nível da Bíblia, que citam apenas para comprovar o que ensinam, buscando versículos ou passagens isoladas. O livro "o grande conflito" é considerado a obra prima da Sra. White e recomendam-no largamente. Tal livro já foi editado em mais de 30 línguas com uma vendagem superior a dois milhões de exemplares. Entre outras obras, as mais importantes são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Veredas de Cristo, O desejado de Todas as Nações.

Refutação Bíblica
Inspiração profética nos escritos de Ellen G. White como fonte de verdade
Somente os escritos da Bíblia são inspirados por Deus.


“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Tm 3:16.


“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” 2 Pe 1:21
Nenhuma profecia pode ser acrescentada a Escritura.


O Sono da Alma

Também chamada imortalidade condicionada, essa doutrina ensina que as pessoas que morreram se encontram em um estado de inconsciência enquanto Cristo termina o juízo investigativo, ou seja, a pessoa fica inconsciente entre a sua morte e a ressurreição. Essa interpretação é baseada em versículos que usam a palavra dormir.
“Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas. 1Co 15:51-54; Ec 9:5 e 6; Sl. 146:4; 1Ts. 4:13-17. Com esses versículos eles tentam defenderem sua doutrina do sono da alma alegando assim seu estado inanimado, inconsciente.


Refutação Bíblica

Os seguintes textos afirmam que a alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus após a morte.

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Lc 23:43
“Preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” 2 Co 5:8b
“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;” Fp 1:23.


Vamos analisar com detalhe o texto de Lucas 16. 19-31.
Nessa parábola Jesus deita por terra essa aberração de doutrina humana. 
Ainda há outras doutrinas da IASD que podem ser consideradas heresias a partir do cristianismo bíblico que não serão abordadas neste estudo, sendo elas: Jesus e o arcanjo Miguel serem a mesma pessoa e a natureza pecaminosa de Jesus.


Conclusão: 

O discutir com os adventistas não dá nenhum bom resultado. Estão bastante preparados para discutir e convidam a discussão. Recorde-se que as discussões somente fazem que a pessoa resolva defender melhor a sua própria doutrina. É quase certo que o adventista citará Ap 14.12 e 1 Jo 2.4, para provar que devemos guardar o Sábado. Para isto devemos mostrar-lhes quais são os andamentos de Deus no Novo Testamento. Que ele mesmo leia 1 Jo 3.23; Jo 6.29; Rm 4.5; Gl 2.16; Jo 13.34,35; 5.10 e Rm 13.8-10; Ap 22.14.

Agradecimentos:
Agradecemos ao Eterno Deus Trino pela oportunidade a nós facultada de realizarmos uma obra sobre seitas e heresias, a minha família, esposa Arlene e filhos Ismael, Israel e Noemi, amo todos vocês.
Ao Pr. Miguel e Profª Nanci pelo presente de estarmos incluído no núcleo de discipulado lecionando essa tão espinhosa doutrina.
Aos amados servos de Deus Diáconos Guedes e Ederaldo pelo apoio e contribuição na confecção das apostilas e a todos os alunos no núcleo de discipulados Fruto da Vide, que Deus em Cristo vos abençoe sempre.

Bibliografia:

Lições Bíblicas Jovens e Adultos, 1997. Seitas e Heresias Comentário: Ezequias Soares da Silva. Bíblia de Estudo Pentecostal (RC, editor geral Donald C. Stamps) Rio de Janeiro CPAD, 1995.
Boyer, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica, CPAD. Rio de Janeiro 5ª impressão 2011.
Bíblia do Obreiro, (RC, Sociedade Bíblica do Brasil) Baurueri - SP 1995. 
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal(RC - CPAD - edição 2003/ rio de janeiro)
F. de Oliveira, Raimundo, Seitas e Heresias, um sinal dos tempos CPAD, 13° edição 1997


O Sábado foi primeiramente dado a Israel, e é o Sinal de Deus para Israel  Pr. David Cloud
www.planetaevangelico.com.br/religioes/princadv.htm

Autor anônimo.

Wikpédia, enciclopédia livre. (internet).

Autor: Dc. Samuel Benedito da Silva.

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