Open top menu
21 de novembro de 2013


Texto: Pv 31. 10.

Introdução:  Nesse ultimo capitulo 31 do livro de Provérbios estaremos analisando  as palavras do rei Lemuel, nos primeiros  versículos 1 ao 9 observamos que este foi instruído por sua mãe, já nos vs de 10 ao31 encontramos o sábio rei Lemuel descrevendo a esposa e mãe ideal, em uma mulher que devota sua vida ao temor a Deus, dedicação e amor pela sua família. Aprenderemos nessa lição as qualidades de uma mulher virtuosa, que procura servi a Deus, a sua família e ao próximo conforme os recursos materiais e talentos dados por Deus. a mulher virtuosa é aquela que possui boa qualidade moral, espiritual e social, ou seja uma mulher que sabe comportar-se com dignidade e é acima de tudo é sábia no convívio matrimonial, Pv 14. 1.



I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA

1. Tem a confiança e o respeito do marido.

O texto de Pv 31. 11. mostra que o marido que tem ao seu lado uma mulher virtuosa tem uma segurança peculiar veja o texto em seu real sentido etimológico. O termo hebraico para “confiado”, nesse texto é “batah”, que significa “correr em busca de refúgio, estar seguro, confiante, protegido, sem temor”. Essa confiança denota uma certeza do esposo na mulher sábia, ao ponto deste ter certeza de que nada lhe faltará, observe a continuação do texto pois diz: "e a ela nenhuma fazenda  faltará" noutras palavra no seu real sentido quer dizer: “…pois ela nunca deixará faltar nada para ele”.

É importante sabermos que muitas das vezes se faz necessário termos confiança em nossas esposas, saber ouvi-las, depositar nelas confiança, quando lemos Gn 21. 12 encontramos Deus orientando Abraão a atender ao que Sara sua mulher estava lhe propondo, observe que Deus diz: "ouvi a sua voz..." muita das vezes se faz necessário ouvi-las, que sem sombra de duvidas a mulher virtuosa tem sempre uma solução para o resolver de certos dilemas no nosso cotidiano.

2. Tem a admiração e o reconhecimento do seu marido.

Admirar é ter apreço, consideração estima, respeito.

Outra versão, o texto de Pv 31.10 descreve desta forma: “Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas”.

No texto acima Lemuel é feliz em comparar a mulher sábia com "rubins" que é uma jóia rara de inestimável valor e também conhecida por sua dureza e sem dúvidas sua beleza que é inquestionável, com isso aprendemos que o homem que casar-se com uma mulher virtuosa seu casamento será sempre conservado até a eternidade.

Essa admiração é expressar através do que ensina-nos o apostolo Paulo em Ef 5. 25. devemos amá-las como Cristo amou a Igreja, Pedro mostra-nos que o contrario disso nossas orações não serão ouvidas, cf 1Pe 3. 7. É magnífico a observação que faz Lemuel em dizer que a mulher virtuosa é superior as demais mulheres, é importante frisar-mosque ele faz esse comentário e  elogio a sua própria esposa e não  as mulheres alheias, isso é uma forma de expressar toda a valorização que merece uma mulher virtuosa, que sem duvidas é de grande raridade.   

Já ouvi alguém dizer: "mulher não é família não, mulher é agregada"  tolo é esse homem em dizer isso, certo que mulher não é família, de fato mulher é como disse Adão "osso dos meus ossos, e carne da minha carne..."  e Adão complementa dizendo que : "serão ambos uma só carne."Gn 2.23, 24.

II. MULHER VIRTUOSA COMO MÃE

1. É  educadora.

O papel primordial de uma mulher virtuosa como mãe é sem sombra de dúvidas o de ensinar, educar seu filho pra vida, esta educação deve abranger no sentido espiritual moral e secular, educar para a vida secular em um mundo de caos, incertezas em grandes males onde o colorido mundo de fantasias que tende levar nossos filhos a perdição se faz necessário um ensinamento voltado para a palavra de Deus que é nossa regra de fé e pratica, temos um grande exemplo além do que já observamos no inicio da lição em que o rei Lemuel foi instruído por sua mãe, temos também o jovem evangelista Timóteo que foi educado e instruído nas sagradas letras do cristianismo, 2Tm 1. 5; 3. 15. sua mãe Eunice e sua avó Lóide teve a felicidade de educá-lo para a vida, conhecemos pouco sobre ambas mais sua influencia sobre a vida de Timóteo a conhecer o Deus das escrituras era considerável e foi elogiada pelo apostolo Paulo, tal ensinamento fez de Timóteo um grande homem de Deus, um bom cidadão da sociedade de sua época. ser mãe na qualidade de mulher virtuosa é saber educar seu filho no caminha da verdade.

2. É  afetuosa.

Ser afetuosa é ser afável, meigo, agradável,  Ela é uma excelente mãe. A mulher virtuosa desempenha de tal forma o seu papel de mãe que os seus filhos a louvam, dizendo que ela é “bem-aventurada” Pv 31.28. Essa expressão no hebraico é asar ou aser, que significa “ser equilibrado, correto, feliz, próspero, abençoado”. Além de reconhecer que sua mãe era muito feliz, os seus filhos reconheciam a sua retidão, o seu caráter íntegro. Ela era admirada e respeitada pelos filhos. quero lembrar um ato de amor de uma mãe  que mesmo depois de seus filhos mortos ela demonstrou seu afeto, 2Sm 21. 9, 10. O amor é de grande valia na educação dos filhos, amar é dar atenção, é demonstrar interesse pelo filho, da atenção mostra cuidado e previne um  distúrbio de caráter.

III. MULHER VITUOSA COMO TRABALHADORA

1. É dona de casa.

 "Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça." Pv 31:27

Em outra tradução diz:

Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”. O termo hebraico traduzido como “olha”, é saphah e significa: “investigar a distância, observar, estar sobre, vigiar, espiar, ficar esperando, estar de guarda, atalaia”.

Em Gn 24. 15-20 nos deparamos com os cuidados de Deus em não provê uma noiva preguiçosa para Isaque, observemos que ela não só dá de beber ao servo de Abraão como também os camelos, isso mostra que Rebeca era uma jovem que não tinha preguiça em seus afazeres domestico. Entre os povos antigos as mulheres donas de casa tinha esse costume de pegar água para os afazeres domésticos mostrando assim ser uma boa dona de casa, Ex2. 16.

Disse Salomão: "vai ter com as formigas, ó preguiçoso." Pv 6. 6-11.

"O preguiçoso nunca assará a sua caça". Pv 12. 27.

2. É empreendedora.

 Ela é trabalhadora. Em Pv 31.13, o rei Lemuel diz que a mulher virtuosa busca lã e linho e trabalha de boa vontade. O termo hebraico para trabalhar é asah, e significa: “fazer, executar, realizar, completar”. O detalhe é que esta mulher não apenas trabalhava, ela trabalhava de boa vontade. A expressão boa vontade é a tradução do termo hebraico hephes, que significa: “prazer, desejo, coisa valiosa, agradável, deleitosa, bom grado”. Para esta mulher, o trabalho era algo deleitoso, prazeroso, valioso, algo que ela realizava de bom grado. Esse termo é usado para descrever o prazer de Deus no seu trabalho Is 46.10; 48.14. Essa mulher era bem diferente dos preguiçosos, contra os quais há muitas advertências e repreensões no livro de provérbios Pv 6.6,9; 13.4; 19.24; 21.25; 22.13. A prova de sua disposição para trabalhar, está no fato dela se levantar “ainda de noite”. O termo hebraico para noite nos leva a entender que se está falando da madrugada. Ela se levantava cedo para trabalhar. O texto de Pv 31.17 diz: “Ela está sempre disposta e não foge do trabalho” (NTLH).

 Ela é boa administradora. A mulher virtuosa sabe exatamente como prosperar e como administrar da forma correta tudo o que tem. O texto de Pv 31.16 nos leva a entender que ela sabe negociar. Certamente depois de economizar, ela compra um terreno e planta uma horta com o dinheiro do seu próprio trabalho. Então, além de conseguir economizar, ela sabe administrar o que tem de tal forma que não se assusta nem mesmo diante de crises futuras Pv 31.21,25. Por isso, é comparada a um navio mercante que traz mantimentos de longe Pv 31.14. O versículo 18 vai nos mostrar que ela ajuda no sustento de sua casa, trabalhando até altas horas da noite. Além disso, ajuda aos necessitados com o seu dinheiro 31.19,20. A mulher virtuosa de Pv 31.10 acorda muito cedo e dorme tarde, pois a sua lâmpada ou lamparina não se apaga de noite 31.18. Isso pode se referir a um costume de manter as lâmpadas acesas a noite inteira. O significado é que ela tem abundância de azeite, isso a faz ser uma mulher prudente Mt 25.4.

                                                         Fonte:  site da Rede Brasil de Comunicação

IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS

1. Dá um bom testemunho.

Nesse ponto da lição quero compartilhar um gráfico que mostra a diferença da mulher  virtuosa e da mulher adultera.





MULHER VIRTUOSA

MULHER ADÚLTERA

Tem a natureza inclinada a fazer o bem (Pv 31.12,20)

Tem a natureza má (Pv 6.24)

Veste-se de força e glória (Pv 31.25)

Veste-se de forma indecente e é astuta (Pv 7.10)

É íntegra e tem a confiança do marido (Pv 31.11,12)

É sedutora (Pv 7.25)

Usa palavras sábias (Pv 31.26)

Usa de palavras enganosas (Pv 6.24; 7.5,21)

É respeitada pelo marido, filhos e sociedade(Pv 31.23,28,29)

É descarada (Pv 7.13-17)

É bondosa e misericordiosa (Pv 31.19,20)

É covarde (Pv 23.27,28)

 2. É temente a Deus.

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
                                                                                    
Pv 31:30

Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma
                                                                                      
Dt 10:12

Ser temente a Deus é ter um espírito de devoção, a profetisa Ana é um exemplo de mulher virtuosa e temente a Deus, Lc 2. 36-38.

Lídia é um outro exemplo de mulher virtuosa, At 16. 14-16.

as qualidades de uma mulher virtuosa é resultado de uma vida de temor diante de Deus.

CONCLUSÃO:

Algumas mulheres virtuosas da Bíblia:

Cuidam da família como Rute Rt 1.14-18.

São altruístas como rainha Ester Et 4.16.

São submissas ao marido como Sara I Pe 3.1-6.

São instrumentos de Deus como Débora Jz 4.4.

São sábias como Abigail 1Sm 25.3.

São humildes como Maria Lc 1.48.

São santas como Isabel Lc 1.5,6.

Criam seu filho no temor do Senhor como Eunice 2Tm 1.5; 3.15.

Fazem boas obras como Dorcas At 9.36.
 
Autor: Dc. Samuel Benedito

 


0 comentários