Open top menu
7 de janeiro de 2014

Coube ao apostolo Joao a honra de inserir no texto canônico a informação de que Jesus e nosso Advogado: I Jo 2.1.
Em sua mais simples definição, a palavra advogado significa alguém que pleiteia a causa de outrem, diante de um tribunal.
A atuação de um advogado pressupõe basicamente a existência de um reu, de um acusador e de um juiz.
No mundo espiritual, o reu e o pecador, Satanas e o acusador (Ap 12.10;Jo 1.9-11), Deus o Pai e o Juiz e Jesus, o Advogado.
Jesus exerce o papel de Advogado de cada crente diante do Tribunal Eterno.
Jesus possui características excepcionais como Advogado.
Ele e totalmente justo, I Jo 2.1. Isto significa que Ele jamais Se afasta da Verdade, visto ser Ele próprio o Caminho, a Verdade e a Vida, Jo 14.6. Em Sua plenitude de justiça, o Advogado Jesus consegue um majestoso e perfeito balanceamento entre a severidade e a misericórdia do Pai Celestial.
Ele mantem uma postura de integridade puríssima, de modo a rejeitar todo e qualquer tipo de manobra, conluio, suborno e engano, pois jamais se afasta da sinceridade e da verdade, indispensáveis armas no mundo espiritual, I Pe 2.22; Is 53.9.
Ele conhece a vida humana não apenas por Sua onisciência, mas também por Sua própria experiência, visto que Se submeteu ao doloroso processo da Encarnação e fez-se em tudo semelhante aos homens, exceto no conhecimento e na pratica do pecado. Ao defender os que são tentados Ele recorda as próprias tentações que sofreu, quando aqui viveu entre os homens, Hb 4.15.
Ao contrario de todos os demais homens, o homem Jesus nunca se curvou diante do pecado ou de Satanas. Ele o enfrentou e o venceu de pe, sempre.
Ele tem sido um Advogado eficiente ao longo dos séculos também por ser conhecedor de todas as leis, tanto as rigorosamente bíblicas, quanto as leis morais de Universo e conhece também todas as leis humanas.
Como Pessoa Humana, Jesus nasceu sob o domínio da Lei e sob ela viveu, Gl 4.4; Lc 2.27, ate que a cumpriu integralmente, Mt 5.17.
Ele e um Advogado que não somente defende seus clientes, mas também cuida deles e da-lhes assistência em todas as áreas da vida, a ponto de ter dado Sua vida por eles, Jo 10.9. Durante todo o tempo do Seu ministério Jesus esteve ocupado em atender as necessidades de todos quantos O seguiam e O procuravam, oferecendo-lhes vida abundante, Jo 10.10, 28,29. Todos os Seus clientes podem descansar Nele e deixar aos Seus cuidados todas as suas preocupações e ansiedades, I Pe 5.7.
Jesus e um Advogado que conhece todos os Seus clientes por nome e a todos trata com incomum desvelo e prazer, Jo 10.3; II Tm 2.19; At 15.8,18; Pv 15.3; Hb 4.13.
Ele e infinitamente superior ao Advogado de acusação e tem sabedoria suficiente para anular todos os seus ardis e estratégias, além de capacitar os Seus seguidores a vence-los, também. I Pe 5.8; II Co 2.11.
Ele fundamenta toda a sua defesa no lastro maravilhoso de Sua propiciação, ou seja, na excelência de Seu sacrifício salvifico e redentor, realizado na cruz do Calvário.
Como disse certo pregador, “a propiciação é o solo impecável sobre o qual Cristo repousa Seu ministerio em nosso favor”.
O Dicionário de Daniel Webster define propiciação como sendo “o sacrifício expiatório oferecido por Jesus para aplacar a ira de Deus”.
A autoridade da propiciação corresponde a autoridade do sangue de Jesus Cristo e na utilização desse precioso sangue Ele atua como nosso Advogado, incapaz de perder de todas as Suas infinitas causas, Rm 3.23.

COMECE UM NOVO ANO LENDO UM LIVRO NOVO – AUTORIDADE ESPIRITUAL.


 Pr. Geziel Gomes
Marcador

0 comentários